sexta-feira, 25 de maio de 2018

SOLITÁRIA: TÊNIAS

                 


“ Solitária” é o nome popular que se dá à Tênia Solium, verme originário do porco. Conforme informações de sites no Google – e eu também afirmo por experiência própria – que muitas vezes ELA pode ser maior que uma serpente. ( A idéia aqui não é de dar uma aula sobre o assunto, nem ativar nojo no leitor,  mas vale pincelar alguma coisa): então, quando esse bicho alcança o homem, ele deposita seus ovos, que podem entrar na corrente sanguínea, e daí alcançar até o cérebro, causando estragos neurológicos irreversíveis.
Também existe a Tênia Saginata, originária do boi, e esta também contamina o ser humano.  Os antigos diziam que ela era a causa de anemia, inchaços e o famoso “ amarelão”. Não sei atualmente como o problema é tratado, mas no meu tempo a coisa era muito complicada e constrangedora, porque tinha que ser extraída totalmente numa situação humilhante. Vou resumir: Era mais ou menos assim: Para o infectado: jejum absoluto por 24 horas. Depois, tomar água de coco da Bahia, e em seguida comer a polpa toda da fruta. Também entrava no regime, uma dose de óleo de rícino, um purgante detestável. Mas isso só estava começando a angústia. Então, quando chegavam as horríveis cólicas abdominais, a pessoa ficava em posição de defecar, até extrair o bicho por inteiro. Metros e metros! Uma aparência de macarrão em gomos, grudados uns aos outros. E, enquanto a cabeça daquele monstro também não fosse expelida,  continuava o flagelo e a humilhação. Isso porque, se a cabeça permanecesse no intestino infestado, ela produziria seus gomos, crescendo rapidinho outra vez na barriga do pobre ser, contaminando todo o corpo novamente.
Trazendo essa história triste e nojenta pros dias de hoje da nossa nação, as comparações ficam inevitáveis e transparentes.  Coitado do Brasil... Já há muito vem tomando óleo de rícino, tendo cólicas horríveis e ficando em posição vexatória; esforçando-se e se contorcendo de todo, mas nada faz com que se expila a cabeça do verme tão nojento. Tá difícil... Nem dá pra suportar mais... E nem quase acreditar que isso possa algum dia acontecer. Mesmo porque, ao que parece, hoje há “tênia” com muito mais  cabeças.

30 de março de 2.017.

Um comentário:

  1. Hoje, 25.05.2.018: paralisação geral dos caminhoneiros pelo abuso de aumentos dos combustíveis, já há 5 dias. O povo Brasileiro de fato está a favor do movimento. Começa a faltar combustível. O governo não conhece outra linguagem. Infelizmente. Deus salve o Brasil!

    ResponderExcluir